versão para impressão     fonte menorfonte padrãofonte maior
DEU NO JORNAL
 

Desafinado
Conhecido entre os colegas por integrar a chamada "bancada da bala", o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi eleito ontem presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O deputado foi relator da medida provisória que regulamentou o Estatuto do Desarmamento e, em seu texto, flexibilizou a compra de armas e balas para vários segmentos. A eleição de Pompeo recebeu críticas de parlamentares. "Sua indicação é como uma guitarra elétrica numa filarmônica. Entendo que os partidos deveriam ter muito critério ao indicar os presidentes de comissões", disse Chico Alencar (PSOL-RJ).
(FOLHA DE S. PAULO, 05 de março de 2008)

Te amo, espanhola
Já que deputado não faz nada (por culpa das MPs do governo), tenho botado o Chico Alencar para trabalhar para esta coluna. Eis o que ele apurou sobre as nossas relações com a Espanha:
"Essa má educação e prepotência de autoridades estrangeiras em relação a nós vem de longe. A espanhola D. Carlota Joaquina Teresa de Caetana de Bourbon e Bourbon, casada com D. João desde os 10 anos de idade, e vivendo às turras com ele, odiou ser obrigada a vir para o Brasil. Ficava emburrada o tempo todo nas cerimônias de recepção, naquele 8 de março de 1808, e deu graças a Deus por ir embora, 13 anos depois. Sentia-se desterrada (e depois, em função de articulações contra o próprio marido, foi desterrada oficialmente, ainda que autorizada a continuar no reino). Nem as belezas do Rio melhoraram o humor da filha de Carlos IV". (O GLOBO, Coluna Jorge Bastos Moreno, 08 de março de 2008)

Secretário enquadrado
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai apresentar requerimento nesta semana para convocar a Brasília o Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, e outros integrantes de cúpula do governo estadual para prestar esclarecimentos sobre os altos índices de letalidade da Polícia Militar fluminense, que mata 327% a mais do que a paulista. A medida será votada até quarta-feira. O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), membro da CDH, afirma ter tomado conhecimento dos índices pela reportagem publicada ontem no GLOBO:
- São números alarmantes. Essa política de extermínio gera mais violência e não desbarata quadrilhas. (O GLOBO, 10 de março de 2008)

Desafinado - 2
Numa sessão tumultuada, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi eleito ontem presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Durante a sessão, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), titular da comissão, questionou a indicação de Pompeo. Ele votou em branco.
- O senhor no comando da comissão soa como uma guitarra elétrica no meio de uma orquestra sinfônica - afirmou Chico Alencar.
(O GLOBO, 05 de março de 2008)

Desafinado - 3
Numa sessão tumultuada, o deputado Pompeo de Mattos (PDT) foi eleito ontem presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Durante a sessão, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), titular da comissão, questionou a indicação de Pompeo. Ele votou em branco.
- O senhor no comando da comissão soa como uma guitarra elétrica no meio de uma orquestra sinfônica - afirmou Chico Alencar.
(ZERO HORA, 05 de março de 2008)

   
Gabinete no Rio de Janeiro:
Av. Mem de Sá, 23 - sobrado - Lapa
CEP: 20230-150
Telefones: (021) 2232-4532 / 2232-4413
Gabinete em Brasília:
Câmara dos Deputados
Anexo IV - gabinete 848 CEP: 70160-900
Telefone: (61) 3215-1848/3215-2848
3215-3848/3215-5848