visite

BOLETIM ELETRÔNICO
Deputado Federal CHICO ALENCAR - /RJ

Ano III - Nº 139

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2005

   www.chicoalencar.com.br AGENDA ARTIGOS ATUALIZE SEUS DADOS
   

Deixar o PT foi a decisão mais difícil da minha vida política. Ela resulta de um longo e doloroso processo de maturação, forjado coletivamente. Sei bem que escolha como esta implica em perdas e até em incompreensões, mas existir é decidir, em coerência com nossa consciência. Você poderá ler, abaixo, o pronunciamento onde exponho as minhas/nossas razões. O mandato de deputado, nos 16 meses que restam, continuará plural e participativo. Seja como for, e apesar de tantas frustrações, sigamos juntos!

Chico Alencar
 
MUDAR DE ENXADA PARA CONTINUAR O PLANTIO
 
'Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!' A lembrança sofrida do poeta Drummond não vem por acaso: o Partido dos Trabalhadores é nossa 'cidade natal'. Quando dela se parte o coração fica partido. A alma nublada. É com este sentimento de profunda tristeza que decido, após muita consulta e reflexão - que envolveram diretamente cerca de mil pessoas -, deixar o PT. Leia, na íntegra, o pronunciamento de Chico sobre sua saída do PT

DEU NA IMPRENSA
 

Chico Alencar diz que está saindo do PT para não deixar de ser petista. Após 19 anos no PT, pelo qual se elegeu vereador duas vezes no Rio, deputado estadual e federal, Chico Alencar sai desiludido: 'O partido foi muito para a direita'. Leia entrevista de Chico Alencar à jornalista Lydia Medeiros de O Globo - 28/09/05.

 

POR QUE NÃO MAIS PT?
 

Tenho, diante de mim, o recorte amarelecido do artigo que publiquei na página 3 da Folha de S. Paulo, no dia 22 de maio de 1981, com o título: 'Por que PT'.

Alinhei nesse artigo as razões da minha opção por esse partido: um programa de construção do socialismo democrático; preponderância de gente do povo entre os seus fundadores; subordinação da cúpula partidária às decisões dos núcleos de base. Após 24 anos e quatro meses de militância, sou obrigado a reconhecer que esses não são mais os traços do PT. Leia na íntegra artigo de Plínio Arruda Sampaio, publicado na FSP em 27/09/05

 

A CRISE ATRÁS DA CRISE
 

Chico participa na próxima terça-feira, 04/10, das 12h às 13h30, do seminário 'Crise política no Brasil'. O evento é organizado pelo O Globo em parceria com a PUC-Rio. Chico dividirá a mesa de debates com a jornalista Tereza Cruvinel e com o sociólogo Eduardo Rapozo. Em pauta, balanço dos projetos do governo Lula e corrupção. Será no Pilotis da PUC (Gávea). Imperdível!

 

BARBAS DE MOLHO
 

John Snow, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, é um homem muito poderoso, além de comedido e sisudo. Segundo os jornalistas, habituados a disputar com avidez a fala dos oráculos do poder, ele raramente sai dos seus cuidados para tecer comentários fora dos protocolos de ofício. Verba farta e verbo parco, são as marcas do personagem em pauta. Elogios, então, dizem que só saem de sua boca em caso de calculada necessidade. Leia na íntegra artigo do sociólogo Léo Lince

 

O SOL NA PRAÇA
 

Nesta sexta-feira, 30/09, às 12h30min, os parlamentares Chico Alencar, Eliomar Coelho e Paulo Eduardo Gomes, que deixaram o PT, conversam com a população, prestando contas de seus mandatos. Também estará lá o ex-deputado Milton Temer, presidente do P-SOL no Rio de Janeiro. O Buraco do Lume fica na confluência das ruas São José e Rio Branco, no Centro.

 

ENSINAR APOLÔNIO, VIVER APOLÔNIO
 

A tarefa dos amigos e admiradores de Apolônio Carvalho é mostrar a quem não o conheceu, ou sequer sabe quem foi ele, suas extraordinárias virtudes: guerrilheiro da paz, combatente da delicadeza, brasileiro planetário que, em qualquer parte do mundo, colocou sua energia e inteligência contra a opressão. Apolônio era visceralmente otimista e sempre nos pedia tenacidade, coerência e paciência: 'os povos sempre encontram saídas para construir a democracia, a justiça e o socialismo', repetia, baseado em sua belíssima experiência militante.

 

SOS BAIXADA
 

Nesta sexta-feira, 30 de setembro, quando se completam seis meses da chacina da Baixada que vitimou 29 moradores locais, as organizações Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), Viva Rio, Laboratório de Análises da Violência da UERJ, Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), Justiça Global e SOS Queimados lançam o livro 'Impunidade na Baixada Fluminense' que reúne três meses de pesquisas que dissecam o cenário de violência e descaso público com a região. O evento acontece às 14h30min no Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, com a presença de autoridades governamentais e parlamentares. Chico estará lá.

 

CHICO NA TV
   

Toda quinta-feira Chico participa do Comentário Geral, programa bacana da TVE, que vai ao ar às 21h, no canal 2 (ou 18 da NET), com reprises aos sábados, às 22h.

29/09 - família
06/10 - rio
13/10 - máquina

   

MUDANÇA DE E-MAIL
 

A partir da próxima semana, as mensagens eletrônicas para o gabinete-Rio do mandato Chico Alencar deverão ser enviadas para sol@chicoalencar.com.br

 
 
clique CADASTRE-SE para receber as publicações do mandato Toda sexta-feira às 13h, na confluência da rua São José e Av. Rio Branco.
Participação semanal do Chico em programas de rádio:
Segunda-feira - 7h30min: programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM)
Acompanhe o dia-a-dia de Chico Alencar no Congresso através do endereço:
www.camara.gov.br
INDIQUE um amigo para receber este boletim.
Para cancelar o recebimento do boletim CLIQUE AQUI.
 
Desenvolvido por