Boletim Eletrônico  Ano VII n.303 Rio de Janeiro 26 de março de 2009
 
Os trabalhadores não podem pagar pela crise!

Na próxima semana, dois atos marcam o cenário da cidade. Na segunda-feira (30/3), será o Dia Nacional de Lutas Contra as Demissões, Redução de Salários e Direitos com ato organizado por diversas entidades, movimentos e partidos políticos - PSOL, PCB, PSTU e PC do B. A concentração será às 14 horas na Candelária.
E, na quinta-feira (2/4), o PSOL realiza um ato contra o desemprego e a corrupção com as presenças de Heloísa Helena e do delegado Protógenes Queiroz, às 17 horas, na Cinelândia.
Vamos ter uma presença forte - junto com diversas entidades da sociedade - nas manifestações da Semana Nacional de Luta contra o Desemprego e no enfrentamento substantivo da crise.

 
Educadores param no Dia Nacional de Luta

Professores e funcionários das escolas públicas das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro vão paralisar suas atividades no Dia Nacional de Lutas Contra a Crise e as Demissões, na segunda-feira, 30/3. Antes de participar do ato unificado, os profissionais de educação do município farão uma atividade contra as privatizações e pela autonomia pedagógica. Será em frente ao prédio da Prefeitura (na Avenida Afonso Cavalcanti, 455 - Centro Administrativo São Sebastião), às 10horas.

 
Petroleiros em greve paralisam refinarias e plataformas

Com uma pauta de reivindicações baseada na manutenção e ampliação de direitos e na garantia dos postos de trabalho, petroleiros de todo o país entraram em greve na segunda-feira (23/3). Refinarias, plataformas e áreas de produção estão paralisadas. Leia mais e acompanhe a greve pela Agência Petroleira de Notícias>>

 
Liberou geral

A Câmara aprovou nesta semana o Projeto de Lei de Conversão que, permite um megarrefinanciamento de vultosas dívidas empresariais. O PSOL votou contra e tentou fazer valer o texto original da MP, que pretendia tão somente anular débitos de até R$ 10 mil, ou propor parcelamento de até 60 meses. Foi um festival de aberrações. Leia o pronunciamento de Chico Alencar sobre mais essa tunga, calculada em R$7 bilhões de reais por ano.

 
Voo nas asas da solidariedade

Chico fez pronunciamento no qual reiterou a solidariedade do PSOL aos mais de dez mil aposentados e pensionistas da VARIG e suas famílias, que aguardam julgamento do STF sobre os pagamentos de seus benefícios previdenciários. Transcreveu o "apelo justo e dramático da categoria", distribuído esta semana nos aeroportos do país. Leia o pronunciamento >>

 
Punição aos assassinos de Oséias

Mais um militante das lutas populares foi assassinado. O líder do movimento pela moradia e membro da Assembléia Popular do Rio de Janeiro, Oséias José de Carvalho, foi morto na quinta-feira (19/3), no assentamento urbano "Campo Belo", em Nova Iguaçu. Chico, membro da Comissão de Direitos Humanos, fez um pronunciamento no qual registra nota enviada às autoridades por diversos movimentos sociais exigindo a apuração do crime, com imediata prisão de mandantes e executores.

 
Protógenes X banqueiro

A bancada do PSOL no Congresso Nacional e outros parlamentares prestaram solidariedade e apoio ao delegado Protógenes Queiroz, que está sob a injusta posição de investigado na CPI das Escutas Telefônicas. Uma nota pública solicitará à presidência da comissão a garantia de que o delegado não será constrangido em seu depoimento, marcado para a próxima semana. Leia mais >>

 
Domingo tem ciranda em Copa

No próximo domingo (29/3), o PSOL faz atividade em Copacabana (na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara), a partir das 10horas. Chico, Marcelo Freixo e Eliomar Coelho fazem a tradicional prestação de contas dos mandatos. O cantor Lúcio Sanfilippo, um dos principais nomes da noite da Lapa, anima a roda com jongo, maracatu, coco e ciranda. Apareça!

 
PSOL convoca II Congresso

Será realizado de 21 a 23 de agosto na cidade de São Paulo o II Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade. Leia a convocação e a resolução do Diretório Nacional sobre o momento político do país.

 
Brasil de Fato - seis anos de imprensa livre

O Jornal Brasil de Fato, um jornal de esquerda, completa seis anos de imprensa popular (2003-2009) e lança uma campanha por assinaturas. Hoje o jornal impresso circula às quartas-feiras. Além dele há o boletim eletrônico distribuído para 84 mil militantes de movimentos sociais e o site www.brasildefato.com.br. Quem tiver interesse deve ligar para (11) 2131 0800 ou enviar e-mail para assinaturas@brasildefato.com.br >>

 
Ouvidoria a céu aberto

O encontro semanal com os parlamentares do PSOL acontece nesta sexta-feira, a partir das 12h30min na praça Mario Lago (Buraco do Lume). Compareça, saiba o que aconteceu nas Câmaras federal e municipal e na Assembléia Legislativa. Ouça diretamente de Chico, Marcelo Freixo e Eliomar o que seus mandatos fizeram e o que vem por aí.

 
Plutocracia até quando?

Uma ação eficiente da Polícia Federal desbaratou um sistema suspeito de praticar a alta corrupção, o que não é novidade no Brasil.
Uma grande empreiteira, conhecida de todos nós, a Camargo Corrêa, estaria fazendo tráfico de influência para viciar licitações e financiando a latere e ilegalmente campanhas de grandes partidos políticos. Enquanto não mudarmos nosso sistema político eleitoral, estaremos consolidando uma plutocracia.
Leia o pronunciamento de Chico >>

 
Tiro n'água

Provocado por uma representação de cunho meramente político do deputado Bolsonaro (PP/RJ), adversário ideológico no Rio, nosso mandato entregou à Corregedoria da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 25/03, um detalhado esclarecimento sobre os serviços prestados a nós pela Ecosocial Consultoria e pelo advogado e ambientalista João Alfredo Telles Melo. Leia mais >>

 
Artigos
Deu na Imprensa

Leia mais >>

 
Viva Favela

No próximo dia 31, será lançado o livro de fotografias do Viva Favela, na livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37), a partir das 18h30. Participarão vários artistas da favela como Gang de Break Consciente, da Rocinha, Hip Hop com Fiell, do Morro Santa Marta, desfile de modelos da agência Lente dos Sonhos, da Cidade de Deus e o DJ Bola do Complexo do Alemão. Durante o evento, haverá projeção fotográfica da exposição Moro na Favela e a exibição dos filmes produzidos pelo projeto Curta Favela, do Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela

 
     
     
AGENDA ARTIGOS ATUALIZE SEUS DADOS
 
 
Clique aqui e indique um amigo para receber o boletim eletrônico
 
Clique aqui para cancelar o recebimento do boletim
 
NÃO REPASSE ESSE E-MAIL. ELE CONTÉM LINKS PARA SEU USO EXCLUSIVO

 

visite o site