visite

BOLETIM ELETRÔNICO
Deputado Federal CHICO ALENCAR - PSOL/RJ

Ano IV - Nº 167

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2006

   www.chicoalencar.com.br • AGENDA • ARTIGOS • ATUALIZE SEUS DADOS
   
FRENTE PARLAMENTAR PELO FIM DO VOTO SECRETO

Integrantes da Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto se reuniram com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para pedir a inclusão imediata, na pauta de votações, da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 349/01 - que acaba com o voto secreto de parlamentares na Câmara e no Senado.

A frente foi instalada com a participação dos parlamentares que fazem parte do movimento suprapartidário "Quero saber como vota meu representante", coordenado pelo PSOL. Trata-se de uma reação às sucessivas absolvições em plenário de parlamentares acusados de envolvimento no esquema do "mensalão".

O manifesto da frente parlamentar afirma que o voto secreto tem sido utilizado como garrote para asfixiar a ética no Parlamento. Mais de 200 deputados - do PSOL, do PFL, do PT, do PSDB, do PTB, do PPS e do PcdoB - integram a frente.
"Quem acreditava que o Congresso Nacional ia acabar com o pagamento por convocação extraordinária? Quem acreditava que o recesso parlamentar cairia quase à metade? Desde o início de nosso mandato, em 2003, lutamos por essas mudanças elementares. Mas elas só aconteceram quando o povo entrou em cena, cobrando o fim dos abusos. Assim deve ser com a aberração do voto secreto" - declarou Chico.

 
 

FORCA PARA O VOTO SECRETO NO PARLAMENTO!

Neste 21 de abril, sexta feira, acontece uma caminhada dos militantes e pré-candidatos do PSOL-RJ pela praia de Copacabana. Chico, Milton Temer, Eliomar Coelho, Babá estarão lá! Durante o evento serão recolhidas mais assinaturas em apoio ao fim do voto secreto no parlamento. A concentração será realizada às 10h, na esquina da Av. Atlântica com a Rua Santa Clara. Ali, Chico, que é professor de História, dará uma aula pública sobre a data, lembrando que ainda vale fazer política com ideais, como Tiradentes. Levem suas camisas e bandeiras. Vamos juntos!

 

ALFERES
(João Bosco/ Aldir Blanc)

Alferes, Vila Rica em sombras
Espera pelo batizado,
E a derrama pesa sobre as lajes e a procissão.
Vila Rica reza rente aos muros da guarnição.
O por do sol apagou os sinos:
Dez vidas dar.
Ai Marília, as liras e o amor
Ninguém consegue enforcar
E a mesma voz virá
De muito além do desterro e do sal,
Mais do que foi.
Alferes, Ouro Preto em sombras
Espera pelo batizado,
Ainda que tarde sobre a morte do sonhador
Ainda que tarde sobre as bocas do traidor.
Raios de sol brilharão nos sinos:
Dez vias dar;
Ai Marília, as liras e o amor
Não posso mais sufocar
E a minha voz irá
Pra muito além do desterro e do sal,
Maior que a voz do rei

 
 

DE ROBESPIERRE A LUIZ INÁCIO

Não foi de pouca monta o que ocorreu na França. A anulação da lei do primeiro emprego, na seqüência da crescente ação popular direta contra a representação parlamentar majoritária, que a havia votado, gera extraordinário precedente. Se levarmos em conta o grau de estabilidade das instituições republicanas no país, abre-se um espaço para reflexão séria a respeito da importância da mobilização social, como contraponto eficaz ao quadro falimentar da democracia representativa, nos momentos históricos em que se revela de forma mais acentuada a consciência cidadã. Leia na íntegra artigo do jornalista Milton Temer

 

"IDEOLOGIA, QUERO UMA PRA VIVER"

A frase do título não foi retirada de nenhum manual doutrinário da esquerda radical, mas do rock brasileiro de Cazuza. Ele sabia, na plenitude de seu talento juvenil, que sem o lastro dos valores imateriais, das idéias, ninguém se orienta no mundo desenfreado do puro interesse e do economicismo avassalador. E recusava, com a força criativa de sua música, a "festa podre" que lhe oferecia, como único instrumento cortante de afirmação, o "cartão de crédito como uma navalha". Leia na íntegra artigo do sociólogo Léo Lince

 

TODO DIA É!


19 de abril: Dia Nacional dos Povos Indígenas.

Os índios vivem em 12,5% do território nacional, são 400 mil seres humanos de 215 etnias. São 606 terras indígenas, embora apenas 388 regularizadas. Pelo direito à vida dessas comunidades, queremos apoiar as suas lutas, a sua afirmação, a sua autonomia e a proteção do Estado nacional às suas culturas riquíssimas, marcadas entre outros aspectos pela transparência. Temos de aprender com os índios.

Viva os povos indígenas do Brasil!

 

VIAGENS NOS LIVROS

O dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, é consagrado a um dos elementos centrais da contribuição da cultura brasileira ao mundo - nossa literatura infantil. Não só de Monteiro Lobato, mas de Ligia Bojunga Nunes, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos Queiroz, Eva Furnari, Vander Pirolli, Ziraldo e tantos outros que continuam passando, para crianças e jovens, as virtudes mais fundamentais da vida, o respeito à diferença, a solidariedade e a visão de um mundo generoso, fraterno e libertário.

O Brasil é um dos países que produzem uma das melhores literaturas infantis. Somos tributários do grande Monteiro Lobato que, depois de sua larga experiência de vida, concluiu que o adulto é um tipo de gente muito chata. Por isso, dedicou-se a causas fundamentais do mundo adulto, mas empenhou-se mais ainda na literatura infantil, formando um mundo de criatividade, de inteligência e de participação, que devemos nos esforçar para traduzir nas estruturas brasileiras, hoje tão comprometidas e marcadas pelo desencanto.

Esperamos que o encanto do mundo fantástico de Monteiro Lobato nos inspire sempre.

 

 

 

EDUCADORES MANTÊM GREVE

Há 34 dias em greve, professores e funcionários da rede estadual decidiram manter o movimento. Na quinta-feira (20 de abril), com os demais professores e funcionários da FAETEC e UERJ, realizarão um ato pelo reajuste emergencial de 34,65%, em frente à ALERJ, às 14h. No dia 24 de abril (segunda-feira) a Marcha da Educação terminará com vigília na Cinelândia.

A próxima assembléia acontecerá no dia 25 de abril (terça-feira) às 14h, no Clube Municipal (Rua Hadock Lobo, 359 - Tijuca)

 

ESTÁGIO VISITA

A Câmara dos Deputados oferece a universitários de todo o país o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). Durante cinco dias, os estudantes acompanham, de perto, o funcionamento do Plenário e das Comissões Técnicas da Câmara.

Para participar do Programa, os universitários interessados deverão procurar um parlamentar para fazer a indicação. Cada deputado poderá indicar, por ano, dois universitários.

Se desejar participar, mande uma mensagem para sol@chiocoalencar.com.br.

 

CIRANDA AO SOL
 
No dia 7 de maio (domingo) tem samba, ciranda, coco e jongo! Lucio Sanfilippo organiza a roda. Será mais uma edição da "Ciranda ao SOL", evento político-cultural promovido pelo PSOL-RJ. A atividade será realizada no posto 9, às 14h. A atividade contará com a presença de Ziraldo, que autografará camisas com a nova logo do partido (feita por ele). Apareça!!!
 

MANDATO NÃO EXERCIDO É MANDATO PERDIDO
 
Chico apresentou esta semana um Projeto de Resolução que estabelece que 120 dias - consecutivos ou não - de licença do deputado determinam a posse temporária do suplente. Com isso, aqueles muito ausentes - que renovam repetidamente o período de licença e continuam recebendo seus vencimentos - vão ter de ceder vez aos que, com certeza, vão desempenhar melhor seus mandatos.

 

NO BLOG DO CID
 
Vale a pena conferir o blog do jornalista Cid Benjamim. O endereço é http://blogdocidbenjamin.zip.net/. O blog é atualizado diariamente e traz notas, artigos, principais manchetes e comentários sobre política e variedades. Indispensável!

 

CHICO NA TV
   


Toda quinta-feira Chico participa do Comentário Geral, programa bacana da TVE, que vai ao ar às 21h, no canal 2 (ou 18 da NET), com reprises aos sábados, às 22h. Confira os próximos temas:

13/04 - Relógio
20/04 - Ar

   

PELAS ONDAS DO RÁDIO

Chico é comentarista do programa Faixa Livre, toda segunda-feira, às 9h15min, na Rádio Bandeirantes (1360 AM). Quinzenalmente, às sextas-feiras, no programa do Canázio, às 10h30min, na Rádio Tupi (1280 AM).

 
 
clique CADASTRE-SE para receber as publicações do mandato Toda sexta-feira às 13h, na confluência da rua São José e Av. Rio Branco.
Participação semanal do Chico em programas de rádio:
Segunda-feira - 9h: programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM)
Quinzenalmente, às sextas-feiras, está no Programa Roberto Canázio, às 10h30min,
na Rádio Tupi (1280 AM).
Acompanhe o dia-a-dia de Chico Alencar no Congresso através do endereço:
www.camara.gov.br
INDIQUE um amigo para receber este boletim.
Para cancelar o recebimento do boletim CLIQUE AQUI.
 
Desenvolvido por