visite

BOLETIM ELETRÔNICO
DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR - PT/RJ

Ano II - Nº 99

Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 2004

 WWW.CHICOALENCAR.COM.BR  • AGENDA    • ARTIGOS     ATUALIZE SEUS DADOS
   
BURACO DO LUME ESPECIAL
Última edição do ano celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos
 

Amanhã, 10/12, às 13h, na confluência das ruas São José e Rio Branco, um grande ato lembrará o Dia Internacional da Luta Pelos Direitos Humanos.
O tradicional encontro de parlamentares e população no Buraco do Lume - último do ano - contará com a presença de várias associações que, sob o lema "trabalho, terra, teto, vida!", relatarão suas principais lutas no ano de 2004 e seus desdobramentos, num apelo conjunto pelo respeito às leis que asseguram os Direitos Humanos.
Participarão do evento entidades como MST, Tortura Nunca Mais, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento Arco Íris, Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, Associação Mães do Rio, Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Movimento Humanos Direitos, Justiça Global e grupos culturais de Acari e Manguinhos.
Um dos temas a ser debatido no encontro será a abertura dos arquivos militares. Haverá também apresentação musical de Hip Hop com jovens de Acari.
Chico, Molon e Eliomar estarão lá. Compareça você também!

 

UNIÃO FAZ A FORÇA
 

Na última segunda-feira, 6 de dezembro, um grande seminário reuniu diversas tendências do Partido dos Trabalhadores. As idéias debatidas durante o encontro (leia Carta aos petistas) servirão de base para que, durante o primeiro semestre de 2005, se busque consolidar a unidade das tendências nacionais, grupos regionais, mandatos parlamentares, dirigentes de governos e movimentos sociais que estejam de acordo com unidade na luta social, na ação de governo, na ação parlamentar e em torno de uma mesma chapa e candidatura à presidência do PT para o Diretório Nacional e os Estaduais e Municipais.
Neste sentido, os participantes deste Seminário realizarão - em janeiro de 2005, durante o Fórum Social Mundial - um novo encontro, desta vez tendo como pauta a nossa alternativa de política econômica. Também durante o FSM, realizaremos um grande ato público, para debater os rumos do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Seminários e atos desta mesma natureza serão realizados em todos os estados e municípios do país.
Leia aqui a "Carta aos petistas" .

 

INTOLERÂNCIA
 

Estudantes da UFF, ligados ao P-SOL em formação e ao PSTU, atacaram, na segunda à noite, uma grande reunião (cerca de 300 pessoas) que o PT fazia no campus universitário com o prefeito de Niterói Godofredo Pinto.
Aos gritos de "a UFF é nossa" e "fora daqui, Godofredo e o FMI" , cerca de 60 jovens só foram contidos, a custo, depois de quebrarem vidraças e de formaram um corredor polonês onde agrediam os que saíam da reunião.
Um dos jovens carregava um saco de ovos. "É para jogar no Genoíno", avisava, ameaçador. O presidente do PT não compareceu, escapando da ação de intolerância explícita, na qual uma minoria pretendia impedir que um grupo dez vezes maior debatesse política civilizadamente.
Todo o ocorrido alcançou uma proeza: unificar a posição dos petistas presentes, de todas as correntes, diante da conduta autoritária e fascista adotada pelos membros do PSTU e PSOL e também de alguns militantes ainda filiados ao PT.
Na 76ª DP, em Niterói, há queixas de petistas sobre ameaças, agressões e até roubo de mochilas. Leia o relato de Leonardo Brandão, que presenciou o triste episódio.

 

PAPO NA PRAÇA
 

Neste sábado, 11 de dezembro, a partir de 10h, Chico Alencar e Eliomar Coelho estarão na Praça Saens Pena prestando contas de seus mandatos e conversando com a população e com os artesãos da Feirart. O encontro será em frente ao Banco do Brasil, na esquina das ruas General Roca e Conde de Bonfim. Chegue lá!

 

FÉ E POLÍTICA
 

No último final de semana aconteceu, em Londrina, O IV Encontro Nacional de Fé e Política, que reuniu petistas do alto escalão do Governo, ligados às comunidades eclesiais de base, e os militantes das pastorais progressistas. O encontro contou com as presenças de Frei Betto, Leonardo Boff, Dom Tomás Balduíno, Patrus Ananias, João Pedro Stédile, entre outros. A política macroeconômica do Governo foi o principal alvo de descontentamento e críticas.
Cerca de quatro mil pessoas lotaram o ginásio Mouringão e participaram de diversas oficinas de debates que aconteciam simultaneamente pelos bairros.
Chico Alencar e Molon participaram da oficina que debateu "o papel do legislativo na construção da sociedade participativa" com mais de 200 participantes.
O próximo encontro será em Vitória (ES), em março de 2006.

"Creio no compromisso histórico do presidente Lula. Creio que não há melhor pessoa para dirigir o Brasil. Mas creio também que esse governo é como feijão: só na pressão". Frei Betto - No IV Encontro Nacional de Fé e Política.

 

DEU NA IMPRENSA
 

A fé remove políticas
Trecho da pregação de frei Betto, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Londrina (PR), no último fim de semana:
''Só o movimento social pode impedir que o governo Lula seja seqüestrado pelo neoliberalismo. Evitar isso é imperioso, pois o resgate será caríssimo, só pago em muitas décadas.''
No mesmo encontro, disse dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás:
''O povo organizado empurra o governo. Vamos seguir a tradição bíblica, e nos colocar em marcha rumo à Terra Prometida. Se alguns dos que a prometeram estão fraquejando, devemos continuar firmes. Sem utopia a política não tem sentido. ( Informe JB - Jornal do Brasil, 09/12/04)

 

PRESENTE BARATO E DE FÉ
 

A Folhinha do Sagrado Coração (aquela mesma que ficava pendurada na parede da casa da nossa avó) é presente barato - R$7,50 - e que dura o ano inteiro. Leonardo Boff e Chico, entre outros, têm seus textos nas pagelas.
Você encontra a Folhinha nas livrarias Vozes. Maiores informações: www.vozes.com.br

 

PARTIDAS
 

Célia Ribeiro Andrade (1935/2004) - Enfermeira, cuidadosa com cada um. Alegria e energia até o fim. Mulher de bondade. Rubens (1947/2004) - Timoneiro dos mares de Arraial do Cabo, desbravador de horizontes, maduro lobo do mar.
A esses amigos do mandato, nossa saudade e o compromisso de fazer vociferar o que eles semearam.

 
 
clique CADASTRE-SE para receber as publicações do mandato Toda sexta-feira às 13h, na confluência da rua São José e Av. Rio Branco.
Participação semanal do Chico em programas de rádio:
Segunda-feira - 7h30min: programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM)
Acompanhe o dia-a-dia de Chico Alencar no Congresso através do endereço:
www.camara.gov.br
INDIQUE um amigo para receber este boletim.
Para cancelar o recebimento do boletim CLIQUE AQUI.
 
Desenvolvido por