visite

BOLETIM ELETRÔNICO
Deputado Federal CHICO ALENCAR - PT/RJ

Ano III - Nº 121

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2005

   www.chicoalencar.com.br AGENDA ARTIGOS ATUALIZE SEUS DADOS
   
CPI JÁ!
 

Nós, deputados do Bloco de Esquerda do PT, vemos enfim nossa proposta de investigação parlamentar das denúncias de corrupção nos Correios ser assumida pela Bancada inteira e pelo governo. O fato de governos anteriores, em especial o de FHC, abafarem CPIs, não nos legitima a fazer o mesmo. A política é, de fato, muito dinâmica: os "hereges" de ontem são os "companheiros sensatos" de hoje...Quem dentro do próprio PT nos desmereceu, classificando-nos como "braço tucano" ou "lacaios da oposição", agora reconhece que a operação anti-CPI nos desmoralizava na opinião pública, reforçava suspeitas de envolvimentos em ilícitos e se chocava com a história do PT.
Leia na íntegra pronunciamento de Chico Alencar em plenário.

 

DEU NA IMPRENSA
 

Defensor da CPI dos Correios desde o início, o deputado federal Chico Alencar (PT-RJ) afirma que o deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), é "arquiinimigo" do PT no que diz respeito à "concepção de mundo e de política".
Alencar disse que ele e seus colegas de esquerda do PT (13 deputados e quatro senadores) vivem o pior período político de suas vidas desde o regime militar e que podem deixar o partido.
"O PT está perdendo a sua alma. E é claro que isso nos coloca diante dessa questão: será que esse duto partidário é o que realiza mesmo a nossa dimensão política e utópica de uma outra sociedade?".
Leia na íntegra entrevista de Chico Alencar ao repórter Leonardo Souza da Folha de São Paulo - 09/06/05

 

DEMOCRACIA DIRETA
 

A Campanha Permanente de Defesa da República e da Democracia iniciou no dia 1º de maio o recolhimento de assinaturas visando regulamentar e fortalecer os instrumentos de democracia no país, conforme determina a Constituição Federal.
A Campanha tem como meta aprovar o Projeto de Lei nº 4.718/2004, que regulamenta o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, o que permitirá uma maior participação da sociedade nas decisões que determinam os rumos da Nação. Cerca de 100 mil assinaturas já foram coletadas.
O objetivo da Campanha é que esses instrumentos saiam do papel. Que sejam efetivamente utilizados antes de o poder público adotar medidas de grande impacto social, tais como privatizações do patrimônio público, concessões de serviços essenciais, graves alterações na política econômica etc. Dessa forma, os atingidos por tais medidas poderão deliberar sobre sua conveniência pública.

Você pode participar da campanha recolhendo assinaturas em seu local de trabalho, estudo ou moradia. Imprima aqui o abaixo-assinado e envie para o local indicado

 

SÁBADO NA SAENS PEÑA
 

No próximo sábado, 11/06, Chico, Molon e Eliomar estarão, a partir de 10h, na Praça Saens Peña, prestando contas de seus mandatos e conversando com a população. Na ocasião, serão recolhidas assinaturas para a Campanha de Defesa da República e da Democracia. Apareça!

 

CULTURA EM MARCHA
 

Os funcionários públicos federais da área de cultura, em greve desde abril, pela valorização da cultura nacional, realizaram na última terça-feira, 07/06, uma passeata no centro do Rio. A categoria reivindica o plano de carreira, aumento verbas e a contratação de novos funcionários. A marcha contou ainda com a presença de vários segmentos do funcionalismo (INCRA, Arquivo Nacional, Funai, Fazenda etc).
Apesar das dificuldades dos servidores, que há anos estão sem reajuste salarial, não faltou humor à manifestação. Misturando trajes negros, para marcar o luto, com caracterizações de palhaço, os manifestantes cantaram paródias cujas letras lembravam sua baixa remuneração e as gordas mesadas - o imoral mensalão.

 

MUITO TRABALHO NOS ESPERA
 

Na próxima segunda-feira, 13/06, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) realizará uma manifestação. Na pauta de reivindicações estão a Redução da Jornada de Trabalho (sem redução salarial), o Subsídio para Grupos de Produção Coletiva e a Reforma Urbana. A concentração está marcada para às 10h, em frente ao Ministério do Trabalho (Av. Presidente Antônio Carlos).

 

SEPE EM CONGRESSO
 

Nesta quinta-feira, 09/06, começará o XI Congresso do SEPE/RJ, no Clube Municipal, na Tijuca. Cerca de 1200 professores e funcionários, eleitos nas escolas das redes estadual e municipais, analisarão a conjuntura, as reformas e as políticas educacionais. Em pauta estarão, também, o plano de lutas, a organização do sindicato e sua filiação à CUT.
No Congresso será feita uma homenagem ao sociólogo e professor Florestan Fernandes, um grande defensor da educação pública e de qualidade.
Ao final do Congresso, no sábado, haverá uma festa no mesmo local para comemorar os 28 anos de lutas do SEPE.

 

GREVE EM NILÓPOLIS
 

Professores e funcionários das escolas municipais de Nilópolis aprovaram a greve, ontem, 08/06. O Sepe de Nilópolis entrou, também, com uma ação contra a prefeitura pela não utilização das verbas do FUNDEF.
No dia 14 de junho, realizarão nova assembléia para avaliar os resultados da audiência que terão com o prefeito na mesma data.
Esse ano, a prefeitura concedeu um reajuste salarial de 7% para os professores e de 15% para os funcionários administrativos (esse índice foi para que os salários de serventes e merendeiras não ficasse abaixo do salário mínimo).
Na pauta de reivindicações: cinco salários mínimos para os professores e três e meio salários para os funcionários, gestão democrática e melhores condições de trabalho.

 

RODADA DE NEGOCIAÇÕES EM NITERÓI
 

Na segunda-feira, 06/06, em reunião com o SEPE de Niterói, o prefeito admitiu que a categoria já acumula uma perda salarial de 34%. Ele prometeu enviar às Secretarias Municipais de Administração e de Planejamento uma solicitação de estudo para avaliar um índice de reajuste salarial para a Educação municipal. A rodada de negociações continua na próxima segunda-feira, 13/06, às 19h, na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

 

SOS CAIRU
 

A comunidade escolar do Colégio Estadual Visconde de Cairu lançou o Movimento SOS Cairu contra a intervenção da Secretaria Estadual de Educação no colégio. A reivindicação é o retorno imediato da diretoria eleita. O SOS já tem uma página na Internet, no endereço www.soscairu.kit.net.

 

PARALISAÇÃO EM NOVA IGUAÇU
 

Professores e funcionários das escolas municipais de Nova Iguaçu vão fazer uma paralisação de 24 horas no dia 15 de junho. No mesmo dia realizarão , às 13h, um ato na prefeitura e às 15h uma assembléia no Instituto de Educação Rangel Pestana.

 

DEFENSORES PÚBLICOS NA LUTA
 

Os Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro paralisaram suas atividades por tempo indeterminado desde o dia 6 de junho. A Defensoria reivindica recursos para suas atividades cotidianas (o quadro está gravemente defasado, não há previsão de novo concurso), maiores condições de trabalhos (não há equipamentos suficientes e adequados) e reajuste salarial. A diferença vencimental em comparação com as demais carreiras jurídicas do Estado chega a mais de 62% - desestimulando o ingresso ou a permanência de muitos profissionais.
O descaso e descomprometimento com uma categoria da importância como a dos Defensores Públicos veda o acesso da população à assistência jurídica e à justiça em geral. Justiça é um direito de todos.

 

CHICO NA TV
   

Toda quinta-feira é dia do Comentário Geral, programa bacana da TVE, que vai ao às 21h, no canal 2 (ou 18 da NET), com reprises aos sábados, às 22h. Chico participa sempre do programa. Fique de olho nos temas e não perca!
16/06 - Batida
23/06 - Fundo
30/06 - Sal

   

E VAI ROLAR A FESTA!
 

ManiFesta Tropicália

Dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados , a partir de 22h
Local: Bar do Ernesto - Largo da Lapa, 41 - 2509-6455
Capacidade: 350 pessoas
Preço: R$15,00
Idade Permitida: 18 anos

As noites agitadas e democráticas da Lapa, ganharão um tom nostálgico e contemporâneo, com esta nova esta da produtora BOSSAMUITONOVA. É uma viagem pelos anos 60, a época da contracultura, dos manifestos políticos e de um clima de liberdade total que ainda influenciam a cena cultural atual. O DJ Zé Carlos, residente do simpático Bar do Ernesto, seleciona o melhor de The Doors, Janis Joplin, Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Eric Clapton, e os nacionais Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Mutantes, Secos & Molhados, Raul Seixas, Jorge Benjor, Paulinho da Viola.
Atrações extras:
- Todos os participantes ganharão uma caricatura feita na hora pelo artista Gaspar;
- Performance com o ator Del Menezes sobre textos de Oswald de Andrade, Torquato Neto, Pagu e Mario de Andrade;
- Sorteio de livros sobre a época;
- E para agitar o Dia dos Namorados, sorteio de uma Cesta Erótica.

 
 
 
clique CADASTRE-SE para receber as publicações do mandato Toda sexta-feira às 13h, na confluência da rua São José e Av. Rio Branco.
Participação semanal do Chico em programas de rádio:
Segunda-feira - 7h30min: programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM)
Acompanhe o dia-a-dia de Chico Alencar no Congresso através do endereço:
www.camara.gov.br
INDIQUE um amigo para receber este boletim.
Para cancelar o recebimento do boletim CLIQUE AQUI.
 
Desenvolvido por