visite

BOLETIM ELETRÔNICO
DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR - PT/RJ
Ano I - Nº 31

Rio de janeiro, 18 de setembro de 2003

 WWW.CHICOALENCAR.COM.BR  • AGENDA    • ARTIGOS     ATUALIZE SEUS DADOS
   
REUNIÃO DA OMC EM CANCÚN
O Brasil acompanhou ansioso a reunião do Organização Mundial do Comércio, realizada semana passada na cidade de Cancún. Pela primeira vez na história desse organismo internacional, que tem como objetivo normatizar as relações comerciais entre os países, presenciamos explicitamente as divergências de interesses entre os países ricos e os países pobres em luta pelo desenvolvimento.
Leia na íntegra o pronunciamento de Chico em plenário (16/09/03)

REFORMA TRIBUTÁRIA
A Reforma Tributária, que não é aumento e sim uniformização e redistribuição de impostos, teve um aspecto que incomodou a alguns deputados do PT. Mas a disciplina partidária, valor que pregamos, e a aposta no compromisso social do governo do presidente Lula, nortearam nosso voto pela manutenção do texto original da Reforma Tributária enviada pelo Poder Executivo, mantendo a vigência da Desvinculação das Receitas da União. Entretanto, é inegável que a prorrogação da DRU facilita o caminho para que recursos fundamentais à saúde, à educação e ao social, em geral, não sejam plenificados
Leia na íntegra o pronunciamento de Chico Alencar e Iara Bernardi (PT/SP).

ALLENDE, O ÚLTIMO DISCURSO
O último discurso de Salvador Allende é um documento político magnífico. A transmissão realizada pela Rádio Magallanes - às nove horas e dez minutos da manhã do fatídico dia 11 de setembro de 1973 - foi o registro de um ato de grandeza. O pano de fundo da gravação era o ruído da força: os estampidos do bombardeio golpista, a correria e os gritos na trincheira de resistência no Palácio de La Moneda. A voz de Allende, no entanto, era serena e firme, quase atemporal. Ele tinha, no foco da tragédia, a consciência nítida de que falava para a posteridade.
Leia na íntegra o artigo de Léo Lince.

ENCONTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA
Acontece neste fim de semana, 20 e 21 de setembro, o terceiro Encontro Nacional de Fé e Política, em Goiânia, GO. "Conquistar a Terra Prometida" é o tema desta edição que já tem mais de 4 mil inscritos. Chico estará lá.

INICIATIVAS
Chico apresentou esta semana um Projeto de Lei que obriga as instituições financeiras a informarem em contrato de financiamento o custo de captação de recursos emprestados aos seus clientes. "Não há explicação plausível ou razoável, por exemplo, para justificar um custo de cheque especial de mais de 160% ao ano, quando os bancos remuneram o poupador à taxa de TR+ 6,17% ao ano ou pagam ao cliente que investe em fundos algo em torno de 27% ao ano", justifica o deputado.

BAIXADA, PRESENTE !

O Chico participou, na última segunda-feira (15/09), de uma reunião convocada pela Associação de Prefeitos da Baixada Fluminense presidida pelo prefeito petista de Paracambi, André Ceciliano. Foram convocados todos os senadores e deputados da bancada do Rio, além das entidades do movimento popular e representantes eleitos na Conferência das Cidades na Baixada.
O senador Saturnino Braga (PT) e outros três deputados presentes se comprometeram a lutar pelas verbas necessárias à implementação dos projetos prioritários da região: o anel rodoviário, saneamento básico ambiental e habitação popular.
Em sua fala, Chico ressaltou a importância da reivindicação coletiva e não mais "a disputa isolada de cada prefeito, muitas vezes preocupados com projetos que facilitem apenas sua reeleição e não o bem comum".
Além da ausência da grande maioria dos deputados, os prefeitos de Duque de Caxias e Nova Iguaçu também não compareceram.


DIRETÓRIO ESTADUAL SE REÚNE COM MUNICIPAIS

O Diretório Estadual do PT-RJ promoverá neste domingo, 21/9, às 10h, no auditório do Sindipetro, reunião ampliada com os Diretórios Municipais. As estratégias para as eleições 2004 vão dominar os debates. O Sindipetro fica na Avenida Passos, 34 - Centro.


CHICO NA TV

• Amanhã, sexta, dia 19, Chico não comparecerá no tradicional Buraco do Lume. Mas, quem quiser ouvi-lo, poderá acompanhar ao vivo, às 12h30, pela TV Câmara, seu pronunciamento no O Grande Expediente. Como no Lume, Chico fará um balanço de sua atuação e prestará contas dos projetos apresentados pelo mandato. A TV Câmara é transmitida pelos canais 28 (Sky), 235 (DirecTV) e 10 (Net e parabólicas).

• Também nesta sexta, às 21h, o deputado participa do programa Canal Saúde, na TVE, falando sobre impunidade, esse mal que assola o país. Além de Chico estarão discutindo soluções e propostas sobre o tema, o sociólogo José Cláudio de Souza Alves, o juiz Celso Limongi e o jornalista Antônio Werneck.


Você sabia?

O Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz cuja principal preocupação é ampliar o conceito de saúde, através de uma visão plena que incorpora questões pertinentes à qualidade de vida, qualidade ambiental, saneamento, nutrição, prevenção etc. Constitui-se de uma produção de 52 minutos, dividida em quatro blocos, onde os assuntos selecionados são apresentados através de matérias especialmente produzidas pela equipe de pesquisadores e repórteres, entremeadas por debates gravados em estúdio onde, mediados pelo apresentador Renato Farias, especialistas discutem sobre a temática abordada. O Canal Saúde vai ao ar todas as sextas-feiras, às 21h, pela TVE, e diariamente, via EMBRATEL, às 12h05min, e via AMAZON SAT, às 10h, entre outros canais de interesse público.

 
clique CADASTRE-SE para receber as publicações do mandato Toda sexta-feira às 13h, na confluência da rua São José e Av. Rio Branco.
Participação semanal do Chico em programas de rádio:
Segunda-feira - 7 horas: programa Nação Nordeste, na Rádio Viva Rio (1180 AM) e 7h30min: programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM)
Acompanhe o dia-a-dia de Chico Alencar no Congresso através do endereço:
www.camara.gov.br
INDIQUE um amigo para receber este boletim.
Para cancelar o recebimento do boletim CLIQUE AQUI.