29/04/2014
terça

Chico participa de debate na UERJ , promovido pelo ...

Leia mais

 
 
 
 
 

 

 

  seus livros
Leia

Chico Alencar, 64 anos, filho de pai piauiense e mãe paulista, é carioca da Tijuca e tem 4 filhos, da esquerda para a direita: Ana, Lia, Nina e Emanuel.

 

Chico Alencar é carioca da Tijuca desde meados do século passado. Filho de dois - um piauiense, uma paulista - e pai de quatro: Emanuel, Ana, Lia e Nina, das zelosas mães Angela (os três primeiros) e Claudia.

Chico é professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de Mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação, que encaminhou a primeira eleição direta das direções das escolas públicas do Rio de Janeiro.

Foi vereador do Rio de Janeiro, pelo PT, de 1989 a 1996. Participou da elaboração da Lei Orgânica e do Plano Diretor da Cidade, sempre apresentando emendas reivindicadas pelos movimentos populares.

Em 1998 foi eleito deputado estadual: presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi vice-presidente da Comissão de Educação da ALERJ.
É Deputado Federal, eleito pelo PT em 2002 - de novo o mais votado -, reeleito em 2006 pelo PSOL, e mais uma vez eleito em 2010, com consagradores 240.724 votos - segunda maior votação de todo o Estado. Atualmente é titular da Comissão de Constituição e Justiça e suplente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Obteve cinco vezes o "Prêmio Congresso em Foco" (2009 a 2013) de melhor deputado do Brasil. Desde 2006, é incluído pelo Diap entre as "100 cabeças do Congresso".

Em 1996 candidatou-se à prefeitura do Rio e, mesmo boicotado pela direção nacional petista, obteve a terceira colocação, com 642 mil votos, faltando 1,5% para chegar ao segundo turno. Em 2008, também concorreu à prefeitura, então pelo PSOL.
Chico é autor de 28 livros, entre os quais História da Sociedade Brasileira (com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi), Brasil Vivo (com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius), Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (com Pablo Gentili) e BR-500, além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores. Em 2012 lançou Orações do Coração, pela Editora Vozes, e em 2013, A Rua, a Nação e o Sonho (Mar de Ideias).

Seu lema de vida vem de Gandhi: "seja a mudança que você quer no mundo".

 

início | cidadão | notícias | agenda | artigos | fotos | vídeos | links | boletim | pronunciamentos | fale conosco | deu na mídia