Boletim Eletrônico  n.458  Rio de Janeiro 12 de abril de 2012
 
Festa do Freixo!

Os MCs e DJs já estão se aquecendo, e a roda de samba começa a se formar. A festa de aniversário de Marcelo Freixo promete! Se você gosta de dançar, venha com a gente! A partir de 19h30m desta quinta-feira (12/4), o Cordão do Bola Preta (Rua da Relação, n°3, Lapa) será a sede da alegria.

 
Que seja pra valer

Chico Alencar cobrou urgência na instalação da CPMI para investigar os vínculos de Carlinhos Cachoeira com os poderes público e privado. Embora todos na Câmara estejam defendendo, não há nenhuma agilidade. Os grandes partidos atuam para limitar o foco e o tamanho da CPMI. O PSOL defende que ela seja pra valer, e investigue todos os vínculos criminosos de Cachoeira. Leia pronunciamento de Chico.

 
Prazo para investigação

Chico, Ivan Valente e Francisco Praciano (PT) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (11/4), com o corregedor da Câmara, Eduardo da Fonte (PP). Eles discutiram a investigação da relação entre Carlinhos Cachoeira e três deputados. A expectativa é que a Corregedoria conclua as investigações sobre os parlamentares em até três semanas. Fonte prometeu criar uma comissão de sindicância. Leia matéria da Liderança do PSOL.

 
Mais rigor

A Câmara dos Deputados aprovou mais rigor para a Lei Seca. O projeto amplia as possibilidades de prova de embriaguez dos motoristas. Permite que também sejam considerados testemunhos, imagens de vídeo e exames clínicos. A multa por dirigir alcoolizado dobra de valor, de R$ 957,69 para R$ 1.915,38.

 
Se liga moçada

Jovens entre 16 e 18 anos têm a opção facultativa do voto. Mas nunca o país precisou tanto, como hoje, da participação política alegre dos jovens, votando com consciência. Faça seu título de eleitor, e participe da democracia brasileira. Se a política te desanima, não vire as costas: TRANSFORME-A. Até 9 de maio, você pode tirar o título. Assista ao vídeo do coletivo SACI e consulte o site do TSE.

 
Ao pé do muro

O ex-ativista político italiano Cesare Battisti lança seu livro "Ao pé do muro" nesta quinta-feira (12/4), às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Leblon. Na outra quinta (19/4), também às 19h, será realizado um debate sobre "a literatura como ferramenta de transformação". Na mesa, estarão Chico, Battisti e Francisco Soriano, no auditório do Sindipetro-RJ (Av. Passos, 34 - Centro, Rio).

 
O Rio e os cristãos

Neste sábado (14/4), às 11h, Chico e Marcelo Freixo participam de uma conversa com o Pastor Mozart e outros líderes religiosos. O tema é "Os desafios do Rio e o papel dos cristãos". Será na Rua Barão da Torre, 98, Ipanema.

 
Mulheres do PSOL

Neste sábado (14/4), o Diretório Municipal do PSOL de Niterói e o Setorial Estadual de Mulheres convidam todos para a "Atividade de Formação Feminina". O evento contará com debates, dinâmicas e vídeos. Haverá creche para quem tiver filhos. Mas é preciso se inscrever com antecedência por e-mail. Veja a programação, com início às 8h30m.

 
Megaeventos e violações

O Comitê Popular Rio da Copa e da Olimpíada organiza, na segunda-feira (16/4), às 10h, o debate "Megaeventos e Violações de Direitos Humanos". Marcelo Freixo e Orlando dos Santos Júnior, do IPPUR-UFRJ, estarão à mesa, com mediação de Clara Silveira, do MNLM. Na atividade, haverá um pré-lançamento de dossiê com histórico de violações no Rio de Janeiro. Será na sede do IPPUR (Av. Pedro Calmon nº 550, Prédio da Reitoria, 5º andar, Cidade Universitária).

 
Eike e Lampião

A banda El Efecto fez uma música com o inusitado tema "O encontro de Lampião com Eike Batista". Vale a pena ouvir!

 
Artigos
Tuitando

"Os maiores interessados em propagar q não há + arquivos da ditadura são os q temem seu conteúdo. Memória coletiva é direito!"
Esta é uma frase de Chico no twitter.
Acompanhe. http://twitter.com/depchicoalencar

 
Fique ligado!

Assista ao vídeo do Chico no Buraco do Lume (23/3).

Chico participa quinzenalmente do Programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM), a partir de 8h. Pelo site, você pode acompanhar as edições antigas: www.programafaixalivre.org.br.

 
Frase da semana

"Respeitado o direito de defesa, a situação exige rito sumário!"
(Chico Alencar, na coluna Panorama Político de O Globo (8/4), sobre o envolvimento de alguns deputados federais com Carlinhos Cachoeira)

 
Deu na Imprensa

Veja mais >>

 
 
AGENDAARTIGOS
 
 
Clique aqui para descadastrar o seu endereço eletrônico
 
Para contato clique aqui