Boletim Eletrônico  n.453  Rio de Janeiro 8 de março de 2012
 
Todo dia é!

"As Nações Unidas calculam que, mantido o ritmo atual de evolução da participação feminina em cargos de representação, o mundo levará 400 anos para chegar a um patamar de equilíbrio de gênero. Nesse cenário, o Brasil está entre os 60 países com o pior desempenho no que se relaciona à presença de mulheres no Parlamento". Leia pronunciamento de Chico Alencar, sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres (8/3), onde registra nota do Setorial do PSOL. No Rio, uma série de criativas atividades está prevista a partir de 12h, no Largo da Carioca. O movimento Caxias de Cara Nova produziu um vídeo em homenagem às mulheres.

 
Chute no traseiro

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (7/3), a urgência de votação da Lei Geral da Copa. Na prática, agiu em defesa dos lucros da FIFA, colocando em risco a soberania nacional. "A FIFA há muito tempo deixou de ser uma entidade aglutinativa do futebol - esse esporte maravilhoso, essa cultura forte em tantos países do mundo, em especial no nosso País -, para ser uma grande agência de negócios mercantis transnacionais", disse Chico, em pronunciamento. Veja quais foram os oito deputados que votaram contra a urgência.

 
A ponte do irmão do Henfil

Nesta quinta-feira (8/3), começou a tramitar o PL 3388, de autoria de Chico, para alterar o nome da ponte popularmente conhecida como Rio-Niterói. Atualmente, ela tem o nome de Costa e Silva, presidente durante a Ditadura Militar e um dos artífices do golpe de 1964. A proposta, iniciativa de uma série de entidades de Direitos Humanos, é que passe a se chamar Ponte Herbert de Souza - Betinho. O sociólogo - o "irmão do Henfil" de "O Bêbado e o equilibrista" (João Bosco e Aldir Blanc) - foi um símbolo de resistência ao regime militar.

 
Veta Dilma!

A votação da reforma no Código Florestal foi adiada para a próxima terça-feira (13/3). Esta semana, diversas organizações fizeram um ato, em Brasília, contra o que consideram "o maior retrocesso desde a Constituinte de 1988". Movimentos ambientalistas e camponeses não acreditam que os problemas no texto serão superados na votação. Logo, as mulheres da Via Campesina aderiram à campanha "Veta Dilma!", sugerindo o envio de e-mail para a presidenta solicitando o veto.

 
Mandato que pensa junto

No último final de semana, os integrantes do Mandato Chico Alencar realizaram um seminário de dois dias em Teresópolis. Da reunião, nasceram 25 propostas para aprimorar nossa atuação parlamentar. Mandato que pensa junto é mandato do bem.

 
Contra a privatização

Na próxima terça-feira (13/03), às 18h30m, o Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro receberá militantes de todo o Brasil para um ato contra a privatização das Águas e do que restou do nosso Setor Elétrico. Depois das privatizações, a população só viu piorar os serviços e aumentar avassaladoramente as tarifas. O ato público será uma realização do mandato do nosso vereador Eliomar Coelho, em parceria com o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), a Federação Nacional dos Urbanitários e diversos sindicatos e movimentos sociais. Estamos juntos!

 
PSOL na TV

Na segunda-feira (5/3), começaram a ser veiculados as inserções do PSOL na TV (1, 2, 3 e 4). Os parlamentares do partido abordaram temas como ética, transportes e educação. Nos dias 12, 19 e 21 de março, entre 19h e 22h, novos vídeos irão ao ar.

 
Por outro modelo ambiental

Em 19 de março, segunda-feira, será realizada a "Plenária do Rio de Janeiro de Mobilização para Cúpula dos Povos na Rio+20". A proposta é articular todos os lutadores sociais para a Cúpula dos Povos, central no combate às falsas soluções que serão vendidas na Rio+20. O encontro será às 18h, no Sepe (Rua Evaristo da Veiga, 55, 7º andar).

 
Naufrágio moral

Em reunião no Tribunal de Justiça (TJ), na segunda-feira (5/3), os parlamentares do PSOL-RJ questionaram a absurda liminar que proibia o partido de participar de protestos contra o reajuste abusivo (60,7%) das Barcas S/A. O companheiro Marcelo Freixo entrou com representação no Ministério Público questionando judicialmente o aumento. Também entrou com Requerimento de Informações para obter o valor das isenções fiscais concedidas pelo governo estadual à Barcas S/A. O movimento "O Metrô que o Rio precisa" organiza um protesto neste domingo (11/3), às 9h, no Posto 6 de Copacabana, contra o projeto de Linha 4 do Metrô apresentado pelo governo.

 
Em Cuiabá

Neste sábado (10/3), às 8h30m, Chico estará em Cuiabá, participando da palestra "Análise de mobilizações do PSOL no contexto nacional e agenda pragmática que o confirma como um Partido Necessário". A construção de nosso jovem partido segue a todo vapor pelo país.

 
Artigos
Tuitando

Valcker, o do "pé no traseiro", está abrindo uma garrafa de champanhe para comemorar liberação alcoólica na Copa. #fifabaixabola". Estas são frases de Chico no twitter. Acompanhe. http://twitter.com/depchicoalencar

 
Fique ligado!

O programa Palavra Aberta, da TV Câmara (canal 10 da Net e 113 da Sky), com participação de Chico, vai ao ar na segunda-feira (12/3), em três horários: 8h15m, 13h30m e 20h.

Chico participa quinzenalmente do Programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM), a partir de 8h. Pelo site, você pode acompanhar as edições antigas: www.programafaixalivre.org.br.

 
Frase da semana

"Os conceitos do general reafirmam a premência da Comissão da Verdade."
(Chico Alencar, à coluna de Ilimar Franco (O Globo, 3/3), sobre entrevista do general Rocha Paiva, na qual ele põe em dúvida se Vladimir Herzog foi morto por agentes do Estado e se a presidente Dilma foi torturada)

 
Deu na Imprensa

Veja mais >>

 
 
AGENDAARTIGOS
 
 
Clique aqui para descadastrar o seu endereço eletrônico
 
Para contato clique aqui