Boletim Eletrônico  n.449  Rio de Janeiro 2 de fevereiro de 2012
 
A barbárie tucana

Domingo, 22 de janeiro. Dia em que a barbárie tomou conta de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). A desocupação da comunidade ficará para a história como uma das mais violentas já vistas no Brasil. Em defesa do megaespeculador Naji Nahas, milhares de famílias seguem reféns da Polícia Militar paulista. Participando de um ato com milhares de pessoas na região, parlamentares fizeram, na quinta-feira (2/2), uma abertura extra-oficial do ano legislativo. Chico Alencar representou a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (leia nota). Diversas organizações enviaram relatório à ONU e à OEA com detalhamento das violações. Assista vídeo explicativo sobre a barbárie e leia relato de Thiago Ávila, que visitou o local. Leia, ainda, nota da Direção Nacional do PSOL, e artigo de Léo Lince. Nesta sexta-feira (3/2), haverá um ato no Largo da Carioca, às 17h.

 
A cobertura da tragédia

O jornalista Pedro Rios Leão faz uma greve de fome em frente à Rede Globo, em protesto contra omissões na cobertura da tragédia de Pinheirinho. Ele havia visitado a região, há uma semana, e verificado uma realidade diferente daquela do noticiário global. Em reportagem veiculada pela TV Record, um repórter chorou ao falar sobre a tragédia. Na Rádio Bandeirantes, o jornalista Ricardo Boechat também fez uma análise comovente.

 
Cuidar é preciso

Mais uma vez, o Rio de Janeiro chorou. No dia 26, três prédios desabaram no coração político, econômico e cultural da cidade. Soma-se a uma sucessão de tragédias que ocorreram no Rio: bueiros saltando, prédio explodindo na Praça Tiradentes, bondinho descarrilhando... "Nossa cidade-porto só será maravilha se, antes de megaempreendimentos, cuidar da manutenção e fiscalização do já erguido", disse Chico, no twitter.

 
Vale: Oscar da Vergonha

A Vale foi eleita, pelo site PublicEye, a pior empresa do mundo, com 25 mil dos 88 mil votos (28,4%). Segundo o site, a empresa tem, em diversas partes do mundo, uma "longa trajetória caracterizada por condições de trabalho desumanas, violações de direitos humanos e destruição do meio ambiente". Primeira empresa brasileira a ganhar o "Oscar da Vergonha", a Vale é um símbolo do modelo de desenvolvimento implantado no Brasil nas duas últimas décadas. Leia matéria publicada em O Globo.

 
Manual da Folia

O lançamento do guia de carnaval "Rio que Encanta" foi marcado por uma bonita festa. Em sua capa, homenageia o centenário do grande Herivelto Martins. A apresentação é de autoria de João Máximo. É uma parceria da Fundação Lauro Campos com os mandatos Eliomar Coelho, Chico Alencar, Marcelo Freixo e Paulo Pinheiro. O "Rio que Encanta" está disponível na sede carioca do mandato (Rua Moraes e Vale, nº 5, Lapa). Venha buscar o seu!

 
Livreto da gente

Também está disponível na sede carioca do mandato uma publicação com os principais pronunciamentos e artigos de 2011. Também registra um resumo das iniciativas legislativas, e um quadro sintético de nossa atuação. Pegue o seu, ou solicite por e-mail, enviando seu endereço completo.

 
Artigos
Tuitando

"Melhor q 'lindo': o Rio de Janeiro continua 'SENDO'. Supera-se, mmo c/ a dor terrível das vidas ceifadas no #Desabamento"
Esta é uma frase de Chico no twitter.
Acompanhe. http://twitter.com/depchicoalencar

 
Fique ligado!

Leia matéria publicada na Folha de S.Paulo (27/1) sobre comparações entre o protagonista da minissérie da Globo, Paulo Ventura, e Chico.

Chico participa quinzenalmente do Programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360 AM), a partir de 8h. Pelo site, você pode acompanhar as edições antigas: www.programafaixalivre.org.br.

 
Frase da semana

"Todo mundo aqui no Rio está meio apavorado quando vai trabalhar, inclusive em prédios altos, porque é claro que um fenômeno como esse gera uma insegurança."
(Chico Alencar, à Agência Câmara (27/1), sobre o desabamento de três prédios na Cinelândia no dia anterior)

 
Deu na Imprensa

Veja mais >>

 
 
AGENDAARTIGOS
 
 
Clique aqui para descadastrar o seu endereço eletrônico
 
Para contato clique aqui